Ventilação na tubulação de esgoto!

  • by

Sua casa tem ventilação na tubulação de esgoto? Não?

Pensa comigo! As caixas de esgoto acumulam detritos que acabam fermentando e gerando gases… Estes gases acumulados tendem a tomar conta das tubulações na tentativa de fuga e diminuição natural de pressão, ou seja, querem sair a todo custo, exatamente pelos ralos e vasos sanitários.

Tomando o vaso como exemplo, quando damos descarga, enquanto a massa liquida com fezes ou não tenta descer, por pressão atmosférica, os gases tendem a querer subir simultaneamente pelo mesmo canal de passagem…

Com isso podemos ter alguns contratempos como, perda de eficiência, mal cheiro nos ralos ou, nos vasos sanitários, sendo necessário dar várias descargas para o arraste de dejetos!

A solução para que você resolva este problema, é a instalação de um tubo de ventilação na rede hidráulica! A ventilação é uma manobra técnica, na prática um dispositivo de proteção geralmente ligado a uma das caixas de inspeção e deve ser prolongado a uma altura de no mínimo 30 cm do ponto mais alto da edificação.

Este tubo que é usado para a ventilação, é chamado de tubo ventilador, por onde se emite para a atmosfera os gases e ao mesmo tempo permite a entrada de ar no interior das tubulações de esgoto, aliviando a pressão que os gases produzidos pelo esgoto exercem sobre os fechos hídricos dos aparelhos sanitários.

O ponto mais alto da tubulação deve ficar preferencialmente acima do ponto mais alto da casa, e na ponta deste tubo deve ser instalado um terminal de ventilação.

O correto a se fazer é dimensionar a tubulação de ventilação, ou seja, de acordo com o número de ralos e vasos sanitários que existe na sua casa. As vezes se faz necessário mais de um ponto de ventilação!

Chame um profissional!